Carlos Gracie

GRANDE MESTRE CARLOS GRACIE

“O INÍCIO DE TUDO”

O estilo Gracie foi criado no Brasil no início deste século pelo pioneiro brasileiro de jiu-jitsu Carlos Gracie, que estudou jiu-jitsu tradicional como adolescente sob o grande campeão japonês Mitsuyo Maeda (conhecido no Brasil como Conde Koma – “Contagem de Combate”).

Carlos Gracie, interessado em autodefesa de rua, rapidamente modificou as técnicas clássicas que aprendeu com o conde Koma para atender às demandas de verdadeiras “sem regras” que lutam nas ruas do Brasil. O jovem Carlos Gracie testou e aperfeiçoou seu sistema por meio de partidas constantes, abertas a todos os participantes, trabalhando constantemente para torná-lo mais eficaz. Em um ponto, ele até mesmo publicou em jornais e esquinas para novos oponentes sobre quem praticar e refinar ainda mais sua arte. Ele lutou contra todos e todos que estavam dispostos, independentemente do tamanho, peso ou estilo de luta. Mesmo pesando apenas 60 quilos, seu estilo foi tão eficaz que Carlos Gracie nunca foi derrotado e se tornou uma lenda no Brasil.

Essa tradição de desafio aberto é parte da herança do estilo Gracie de jiu-jitsu. Carlos Gracie ensinou seu estilo de jiu-jitsu aos seus quatro irmãos mais novos (Oswaldo, Gastão, Jorge e Hélio) e aos filhos, que por sua vez ensinaram seus irmãos, filhos, sobrinhos e primos. Depois de Carlos se aposentar do ringue, ele conseguiu as carreiras de luta de seus irmãos e filhos, continuando a desafiar os lutadores de todos os estilos em todo o mundo. Essa tradição de desafio aberto foi continuada por seus filhos, netos, irmãos, sobrinhos e estudantes, que demonstraram consistentemente a superioridade do estilo Gracie em lutas reais e partidas de regras mínimas em anéis em todo o mundo.
Carlos Gracie teve 21 filhos e seu irmão mais novo Helio teve 7 filhos, criando uma dinastia virtual de lutadores Gracie e instrutores que dominam o mundo das disputas de luta “sem regras” hoje. Nestes eventos, os representantes da Gracie demonstraram consistentemente, em competição aberta contra os titulares de outros estilos de artes marciais, que o estilo Gracie de jiu-jitsu é a arte de combate mais eficaz do mundo atualmente. Não é de admirar que o estilo Gracie de jiu-jitsu seja o item “mais quente” das artes marciais hoje em dia.